/
/
Medicina Ocupacional
Medicina Ocupacional

Saúde Ocupacional nada mais é do que um setor específico dentro da grande área da saúde, que lida unicamente com a saúde voltada para o trabalhador.

O principal intuito da saúde ocupacional é se voltar para a prevenção de doenças e demais problemáticas que possam se originar no ambiente de trabalho. Seu objetivo está focado na qualidade de vida do trabalhador, oferecendo para os funcionários bem-estar tanto físico, quanto emocional, em um ambiente de trabalho adequado. Dessa forma, ela é o que previne contra riscos e demais problemas que o trabalhador venha a enfrentar por conta do ambiente físico/ambiental em que realiza suas atividades.

É por meio da saúde ocupacional, que os indivíduos podem realizar as suas atividades no ambiente de trabalho com muito mais tranquilidade, relaxamento e garantia de bem-estar social. Muitos são os indivíduos que só reconhecem a saúde ocupacional em uma determinada empresa pelo fato de que é esse o setor que cuida dos exames para admissão e demissão do funcionário. Porém, a verdade é que essa é apenas uma de tantas atividades realizadas por essa área.

É claro que a saúde ocupacional se torna também vantajosa para a própria instituição. Quando ela oferece um ambiente realmente sadio e qualificado para a atuação de seus funcionários, os mesmos realizarão com melhor desempenho suas atividades trabalhistas. Por isso, a empresa ganha um profissional muito mais motivado para a realização de seus trabalhos, e não há nenhuma influência de caráter ambiental que venha atrapalhar o trabalho e a produtividade do mesmo.

Saúde ocupacional é a soma de todos os esforços na medicina para melhorar a saúde dos trabalhadores nos ambientes industriais. A medicina ocupacional é uma área multidisciplinar relacionada com a segurança, saúde e qualidade de vida de pessoas no trabalho ou no emprego.

Com a LCA você pode optar pela melhor Gestão Ocupacional de Relatório Anual da saúde dos colaboradores, Gestão De Exames Ocupacionais, Relatórios Gerenciais e Exames Médicos Ocupacionais.

PCMSO

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais são programas estabelecidos pela Norma Regulamentadora NR-7 e NR-9, respectivamente, que visam PROMOVER e PRESERVAR a SAÚDE e a INTEGRIDADE dos trabalhadores em decorrência dos riscos (físicos e ambientais) existentes nos ambientes de trabalho.

O que muita gente não sabe é que a legislação em vigor exige que todos empregadores e instituições que admitem trabalhadores como empregados são obrigados a elaborarem e implementarem o PCMSO e o PPRA. Veja, portanto, que independente do número de funcionários e do ramo de atividade, é obrigatória a elaboração e implementação dos programas de prevenção em comento.

Há de ressaltar que não basta apenas elaborar o programa, é preciso ter uma Gestão sólida que resguarde a empresa, demonstre seu compromisso com o trabalhador e a legislação em vigor. Outrossim, é que muitos fazem exames simbólicos sem realizar uma “Anamnese Ocupacional” no trabalhador. Esse tipo de prática é extremamente prejudicial, tendo em vista que o trabalhador ao deixar a empresa poderá ingressar com ação judicial alegando ter desenvolvido determinada patologia ocupacional no exercício do trabalho. Como o ônus da prova compete ao empregador à empresa estará obrigada a reparar o dano por meio de uma alta indenização ao Trabalhador e a Previdência Social, devido à inexistência de uma forte “Gestão Ocupacional”, oriunda de exames ocupacionais incoerentes com a realidade profissional e inconsistentes profissionalmente.

Empresas com maior número de acidentes do trabalho e doenças desencadeadas pelo exercício do trabalho também sofrerão maior tributação através do FAP – Fator Acidentário Previdenciário. Portanto a LCA oferta aos seus clientes não só a elaboração do PCMSO, mas também Gestão Ocupacional estratégica por meio de sua equipe médica de vasta experiência.

 GESTÃO DA QUALIDADE DOS EXAMES MÉDICOS DO PROGRAMA DE SAÚDE OCUPACIONAL DA EMPRESA:

Os exames médicos ocupacionais não podem ser considerados pela empresa e pelo médico do trabalho apenas como uma obrigação legal, e sim como a oportunidade de oferecer a prevenção e a promoção da saúde do trabalhador.

VANTAGENS PARA SUA EMPRESA, CONTRATANDO OS PRODUTOS DE GESTÃO OCUPACIONAL:

  • Prevenção e diagnóstico de doenças profissionais e ocupacionais.
  • Educação dos funcionários através de ações em atenção primária à saúde (promoção da saúde e prevenção de doenças).
  • Avaliação de Enquadramento para pessoas com deficiência.
  • Levantamento de Perfil de Saúde Corporativa e promoção de ações de acordo com os resultados.
  • Monitorar alterações que possam ser provocadas por riscos existentes no ambiente de trabalho.
  • Consultoria para atendimentos ocupacionais, com debate e definição entre médicos sobre a melhor solução a ser adotada.

NOSSOS SERVIÇOS:

A LCA coordena tecnicamente e gerencia o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) gerando padrão de todos os processos em território nacional, melhoria na qualidade e nos resultados para a sua Empresa. Dentre as soluções oferecidas para estes produtos, destacam-se:

RELATÓRIOS GERENCIAIS

Baseado na produtividade do período possibilita ao cliente acompanhar o contrato de prestação de serviços, disponibilizando informações como: número total de exames realizados, convocação e cronograma de exames, controle de realização dos exames por unidade/filial, controle de vencimentos dos documentos de PPRA’s, PCMSO’s, dentre outros.

RELATÓRIOS TÉCNICOS

Baseado na análise dos exames médicos ocupacionais realizados no ano e com a finalidade de traçar o Perfil de Saúde da população da empresa, o relatório técnico direciona os resultados para implantação de Programas de Prevenção.

RELATÓRIO ANUAL

Resumo de todos os exames ocupacionais realizados no ano.

GESTÃO MÉDICA OCUPACIONAL

Soluciona casos e presta atendimento a rede credenciada e ambulatórios, bem como treinamento médico da equipe técnica.

GESTÃO DE EXAMES OCUPACIONAIS

A Gestão de Exames Ocupacionais avalia às necessidades individuais de cada empresa e a partir deste levantamento, inicia o processo de logística de exames periódicos. Os exames são realizados sob um minucioso controle e acompanhamento do status de cada funcionário, tendo como objetivo, solucionar qualquer pendência, informando ao cliente a real situação dos exames de seus colaboradores e retrato da saúde ocupacional da empresa.

EXAMES MÉDICOS OCUPACIONAIS

Gerenciamento, coordenação e execução dos exames médicos de saúde ocupacional (admissionais, demissionais, mudança de função, retorno ao trabalho e exames periódicos).

EXAMES LABORATORIAIS COMPLEMENTARES

Realização de exames complementares definidos pelo PCMSO: toxicológico, bioquímica, audiometria, exame de urina e fezes. Disponibilizamos uma ampla estrutura para realização dos exames e instalação de cabine audiométrica e equipe de enfermagem para coleta de exames laboratoriais.

Os exames podem ser realizados na rede credenciada em todo território nacional ou nas empresas (In Company).

Visa analisar profundamente as condições do mobiliário dos postos de trabalho administrativos, considerando as exigências biomecânicas das tarefas desenvolvidas pelos profissionais, as condições do meio ambiente e de organização do trabalho, a fim de apresentar um parecer detalhado quanto às eventuais necessidades de melhoria e possíveis adequações. Além de atender as exigências da Norma Regulamentadora NR-17 (e anexos) da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho.

Os resultados permitem a empresa, planejar e priorizar seus investimentos para reduzir e eliminar as situações de trabalho causadoras de dor, desconforto, dificuldades e fadiga excessiva no trabalho. O documento será regido pela metodologia técnico-científica preconizada pela portaria 33/11/98 do Ministério do Trabalho.

O objetivo da equipe de Gestão de Casos Ocupacionais é atender e fornecer suporte técnico altamente especializado em medicina do trabalho. O atendimento é personalizado para cada cliente, visando agilidade e resultados para a empresa.

Mais do que nunca os RHs buscam soluções no mercado que não somente atendam a necessidade dos seus colaboradores como também aperfeiçoem processos gerando resultados para a empresa.

A LCA especialista em saúde empresarial, através do Programa de Gestão de Afastados faz o controle dos profissionais afastados, além de oferecer subsídios ao colaborador no período de afastamento com o objetivo de reintegrá-lo ao ambiente corporativo.

Análise de atestados médicos com afastamentos.

Elaboração de estatísticas (tipo de CID, períodos de afastamentos, sexo, idade, local de trabalho).

Controle dos CID’s incluídos no NTEP.

Avaliação médica nos casos selecionados.

Elaboração de contestação para INSS.

Subsídios para elaboração de política de afastamento para a empresa.

Vantagens para sua empresa na contratação de Gestão de Afastados:

Diminuição do absenteísmo e redução no número de atestados.

Controle e subsídios para elaboração de programas de saúde.

Redução do FAP e 2ª opinião médica.

Redução no número e nos dias de afastamento.

Atendimento a previsão legal.

Implantação gradual ou imediata de todos os programas de Gerenciamento de afastados.

Diferencial:

Mudança de paradigma no papel do RH e Serviço Médico no controle de Absenteísmo

A ergonomia pode ser definida como a ciência que estuda a integração entre o homem e o ambiente no qual ele está inserido, em especial no nosso caso, o ambiente de trabalho. Foi criada no intuito de adaptar o posto de trabalho e as ferramentas às necessidades do ser humano, e não o contrário. Na maioria dos ambientes de trabalho, podem ser realizadas intervenções ergonômicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho.

A análise ergonômica dos postos de trabalho existentes na empresa, é realizada através da vistoria técnica de profissional habilitado que tem como finalidade formar parâmetros para adaptação das condições de trabalho dos colaboradores, às suas características psicofisiológicas, oferecendo o máximo de conforto, segurança e eficiência de desempenho. A realização é feita a cada alteração de mobiliário ou alteração no ambiente de trabalho.

Para avaliar a adaptação dessas condições às características psicofisiológicas dos colaboradores, a empresa deve realizar a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), abordando as regras estabelecidas na Norma Regulamentadora (NR-17 da Portaria nº 3751 de 23 de novembro de 1990 do Ministério do Trabalho).

O QUE É ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO?

A sigla AET significa Análise Ergonômica do Trabalho, também chamada de parecer ergonômico ou laudo ergonômico. Trata-se de um documento essencial na avaliação (quantitativa e qualitativa) dos riscos ergonômicos presentes nas máquinas, equipamentos, postos de trabalhos e na execução da atividade profissional.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO OU LAUDO ERGONÔMICO?

A análise ergonômica do trabalho ou laudo ergonômico são dois termos que causam muita controvérsia, mas na verdade é que o termo “laudo ergonômico” na teoria existe, pois se verificarmos a norma regulamentadora nº17 notamos que em nenhum momento menciona-se o termo “laudo ergonômico”, somente Análise Ergonômica do Trabalho – AET.

No entanto, na prática o termo “laudo ergonômico” é bastante mencionado pelos profissionais da área de medicina ocupacional.

QUEM ESTÁ OBRIGADO A REALIZAR ANÁLISE ERGONÔMICA?

Primeiramente, recomendamos analisarmos o subitem 17.1.2 da Norma Regulamentadora nº17, que diz:

“17.1.2 Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.

Portanto, a Análise Ergonômica do Trabalho – ATE será necessária para todas às empresas que possuem empregados, cujas atividades ou procedimentos os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em levantamento, transporte e descarga individual de materiais, assim como, atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores.

Informativo: As empresas que não cumprem a exigência desta norma estarão sujeita a penalidades que variam de multas até interdição do estabelecimento.